quarta-feira, 8 de abril de 2009

>> santa catarina – I
Hugo Hoeschl sai do Ciasc...


Hugo César Hoeschl deixou a presidência do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) para voltar à vida acadêmica.
Em 2007, ele foi convidado pelo governador a assumir o Ciasc, já que entendia de governo eletrônico. Hugo aceitou, mas manteve as aulas de sexta-feira à noite na Universidade Santa Catarina, onde é professor permanente do mestrado em engenharia e gestão do conhecimento. "Expliquei ao governador que não podia ficar muito tempo fora da pesquisa."
Nesses dois anos, Hugo reduziu o custo operacional do Ciasc em 8% — "sem demitir ninguém". Na sua gestão, os técnicos licitaram os serviços de telecomunicações do estado, e conseguiram economia de 70%; desenvolveram um sistema de gestão de leitos hospitalares; e mantiveram todos os serviços de governo funcionando durante as enchentes que afetaram Santa Catarina no final de 2008. O Ciasc ganhou vários prêmios, inclusive o prêmio do Anuário TI & Governo, pelo projeto Gestão Multimídia.
Mas dirigir uma empresa toma tempo. "Envolve toda uma carga financeira, contábil, de gestão." E lidar com políticos, diz Hugo, é complicado. Ele trabalhou para que os políticos fizessem uma gestão baseada em números e indicadores, "mas esses números não entram na cabeça do político". No final de 2008, ele foi entregar o cargo do Ciasc ao governador — mas o governador insistiu para Hugo ficar até terminar os projetos em andamento. Ele ficou.

>> santa catarina – II

... para se dedicar à vida acadêmica...


Em fevereiro de 2009, durante suas férias no Ciasc, ele organizou uma reunião com representantes da Unesco e das universidades federais da Espanha, México, Equador e Argentina. A Unesco organiza grupos temáticos de pesquisa (cátedras) com várias universidades do mundo e escolheu a Universidade Federal de Santa Catarina para participar de uma dessas cátedras. A missão da cátedra é usar tecnologias a favor da linguística: a Unesco, explica Hugo, quer criar um sistema para guardar informações sobre idiomas em extinção. "Tem um idioma de uma tribo em Santa Catarina que é falado apenas por 100 pessoas; e ele é só falado, não é escrito." A universidade de Santa Catarina será responsável pelo software de gestão do conhecimento, equipado com inteligência artificial.
Durante a reunião, em fevereiro, os representantes da Unesco perguntaram se Hugo poderia se dedicar exclusivamente ao projeto. "Esse é meu lado professor, meu cunho acadêmico. E larguei tudo isso quando assumi o Ciasc." Hugo aceitou o convite da Unesco. Além do Ciasc, ele deixou também a presidência da associação das empresas estaduais de informática, a Abep, e foi substituído por Joaquim Costa, presidente da agência de tecnologia da Pernambuco.

>> santa catarina – III

... e Djalma Amorim assume.


Para a presidência do Ciasc, o governador de Santa Catarina convidou Djalma Amorim — indicado pelo partido Democratas (DEM).
Djalma já trabalhou no Banco do Estado de Santa Catarina e foi secretário de finanças de Florianópolis, na época do prefeito Bulcão Vianna (1992). O nome do novo presidente ainda precisa ser aprovado na assembleia geral dos acionistas.