quarta-feira, 4 de novembro de 2009

>> petróleo – I
Com mais técnicos, a Petrobras Distribuidora entrega os arquivos do Sped no prazo...

xx
Nelson Costa Cardoso, CIO da Petrobras Distribuidora, tinha de entregar os primeiros arquivos do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) fiscal e contábil para a Receita Federal até 31 de maio. Em janeiro, o ERP ainda gerava os arquivos com erros, porque os dados dos 20 mil clientes vinham de bancos de dados diferentes, armazenados em servidores diferentes. Enquanto Nelson procurava uma solução, a crise obrigou os diretores da Petrobras Distribuidora a dar crédito para muitos clientes. A demanda aumentou e a empresa precisava do sistema de relacionamento com clientes (CRM), mas faltava implementar a maioria dos módulos. De repente, Nelson tinha dois projetos urgentes para entregar.
xxA área de TI precisava entregar tanta coisa que Nelson contratou 68 técnicos, por meio de um concurso público.

>> petróleo – II
... e entregará 12 módulos do novo CRM até dezembro.

xx
Com mais técnicos, Nelson conseguiu implementar dez módulos do CRM, que já interligou a outros sistemas. Enquanto isso, a Receita adiou o prazo de entrega do Sped para outubro, e o restante dos técnicos teve mais tempo para conciliar os bancos de dados, dimensionar os enlaces de rede (principais e redundantes) que conectam filiais ao datacenter, e instalar novos servidores em algumas das filiais, para processar as informações mais rápido. “Nossa infraestrutura em todos os estados ficou no mesmo nível.”
xxEm outubro, o ERP gerou os arquivos do Sped 100% corretos. Os usuários enviaram os primeiros arquivos para a Receita Federal dias antes do prazo. Até o final do ano, Nelson entrega os dois últimos módulos do CRM, que apoiarão os processos de controle de investimentos. Em paralelo, ele já planeja o próximo projeto: implementar um novo sistema de gestão da cadeia de fornecedores e subfornecedores. “Temos que implementar esse sistema até o final de 2010.” Ele já mapeou os processos, pesquisou fornecedores e calculou os custos. O edital de licitação, diz Nelson, sai logo.