>> formação
São Paulo terá a primeira escola técnica de gestão pública do Brasil
xxOs diretores do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e do Centro Paula Souza assinaram um acordo para criar a primeira escola técnica de gestão pública do Brasil. Os professores e os 160 alunos ficarão num prédio anexo ao Cepam, dentro da Universidade de São Paulo.
xxEm fevereiro de 2010, começam as aulas das duas primeiras turmas, de 40 alunos cada uma, uma de manhã e outra à noite. Esses primeiros 80 alunos já passaram no vestibular e já fizeram a matrícula.
xxAs aulas serão ministradas por professores do Centro Paula Souza e do Cepam — já acostumados a dar aulas para gestores públicos, principalmente de municípios. Os diretores do Cepam ficaram encarregados de comprar os produtos de informática, que serão usados durante as aulas.
xx“O prédio terá tudo de mais moderno”, diz Maria de Fatima Porcaro, gerente de TI do Cepam. Ela pretende comprar 20 lousas digitais, instalar uma rede sem-fio e, se tudo der certo, comprar notebooks para emprestá-los para alunos e professores. Os notebooks, ela diz, devem ter “perfil corporativo”, para sobreviver a quedas e à derrubada de líquidos no teclado, e para suportar todos os sistemas das aulas. Os alunos poderão levar os notebooks para casa, para fazer os trabalhos; depois de formados, os alunos terão o direito de comprar as máquinas.
xxO curso deve durar um ano e meio, e o aluno terá de fazer estágio de seis meses.