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A Petrobras oferecerá telefonia IP integrada ao sistema de e-mails para 200 mil usuários
Jorge Machado Lisboa, gerente de operações de redes de telecomunicações da Petrobras, treina uma equipe de quatro pessoas para lidar com o sistema de telefonia IP que começa a funcionar até o final do ano. Há cinco anos, a Petrobras se prepara para unificar os sistemas de telefonia e de e-mail.
O primeiro passo foi construir uma rede IP central para suportar os sistemas da Petrobras instalados em quase mil localidades. Em paralelo, Jorge treinou uma equipe de suporte própria para manter a rede central. "O suporte técnico da maioria dos fornecedores", ele diz, "está abaixo da capacidade que a Petrobras precisa."
Depois disso, em 2008, os técnicos instalaram um pequeno sistema de telefonia IP no escritório de Macaé (RJ) e o integraram ao sistema de e-mail. Os sistemas funcionaram bem juntos, mas Jorge e os técnicos só decidiram expandir o projeto para outros escritórios depois de se certificar que a rede central ficava disponível 99,99% do tempo. "É preciso confiar na rede para centralizar o sistema de telefonia."
Em dezembro, a Petrobras licitou os sistemas (softswitches) que interligarão as centrais telefônicas dos escritórios de Macaé, Rio de Janeiro e São Paulo com a rede IP central. Os técnicos querem instalar os softswitches até setembro, mas antes eles precisam integrar os softswitches ao sistema de e-mail.
Os usuários da Petrobras usam o sistema de e-mail para trocar mensagens instantâneas e compartilhar arquivos com outros usuários –- inclusive os que acessam o e-mail pelo celular. "A ideia", diz Jorge, "é aos poucos oferecer novos serviços integrados ao e-mail." No futuro, cerca de 200 mil usuários acessarão todos os outros serviços de comunicação da Petrobras, como videoconferência, também pelo sistema de e-mail.
Enquanto isso, Jorge e sua equipe definem os processos para manter o sistema de telefonia IP e suportar os usuários. "Quando o primeiro usuário começar a usar o sistema, todos os processos precisam estar definidos." O grande desafio será oferecer telefonia IP com a mesma qualidade da telefonia tradicional, que teve a satisfação de 90% dos usuários na última pesquisa.
Com o sistema de telefonia IP corporativa, a Petrobras vai economizar nas chamadas telefônicas e, com isso, diz Jorge, deve recuperar o que investiu no projeto em menos de um ano.