quarta-feira, 29 de julho de 2009

>> software livre - I
A Controladoria-Geral da União disponibiliza o sistema de BI para 400 usuários...


Na Controladoria-Geral da União (CGU), 2 mil auditores analisam as contas do governo. Quando a CGU recebe alguma denúncia, eles investigam diversos bancos de dados do governo federal para esclarecer o caso. Para que o trabalho dê certo, no entanto, os técnicos sempre param os projetos de TI para cruzar as informações dos bancos de dados para os auditores. "O trabalho é manual", diz Fabiano Andrade Lima, analista de finanças e controle da CGU, "porque os bancos de dados são diferentes e muito antigos."
Em dezembro de 2008, José Geraldo Loureiro Rodrigues, diretor de sistemas e informação da CGU, autorizou Fabiano a implementar o Pentaho, um sistema de BI baseado em software livre. Assim, os auditores poderiam cruzar as informações dos bancos de dados do governo federal sozinhos, e produzir os relatórios sozinhos. Mas antes de instalar o BI para os usuários, Fabiano precisava integrar vários bancos de dados.
Fabiano estudava o Pentaho desde o final de 2007, mas a CGU não tinha dinheiro para manter uma equipe focada no projeto. "Existiam outras prioridades." Antes, Geraldo precisava implementar um sistema de BI para os diretores. Em agosto de 2008, licitou 14 licenças de um sistema de BI; a MicroStrategy ganhou a licitação e cobrou R$ 59 mil para fornecer as licenças e manter o sistema por 12 meses.
Em janeiro de 2009, Fabiano formou uma equipe de cinco técnicos. Além de implementar o sistema, eles integraram os bancos de dados do sistema de cartões de pagamento utilizados pelos servidores federais (CGPF), do sistema de auditorias e do sistema de controle de denúncias da CGU. José Geraldo gostou: "São as bases de dados que os auditores mais acessam."
Em paralelo, Fabiano testou o sistema com dez usuários; os técnicos instalaram o sistema de BI e monitoraram os usuários para descobrir quais recursos do sistema eles precisavam personalizar, para melhorar os filtros de pesquisa. "Mudamos algumas partes do código do software", diz Fabiano, "para mostrar os dados de uma forma mais clara." Cerca de 20 usuários já usavam o Pentaho em maio, quando Fabiano concluiu os testes.

>> software livre - II

... e planeja instalar o sistema para outros 600 usuários até o final do ano.


Fabiano e equipe levaram dois meses para ajustar o sistema. Como integrar os outros bancos de dados ao sistema exigirá mais de um ano, Fabiano resolveu disponibilizar o Pentaho para os mil auditores da CGU que trabalham em Brasília. "Integrar as bases de dados", diz Fabiano, "é um projeto que não terá fim." Na semana passada, ele mostrou aos primeiros 400 auditores como usar o Pentaho para consultar os bancos de dados e cruzar informações.
Enquanto isso, os técnicos continuam integrando novos bancos de dados; até o final do ano, Fabiano quer disponibilizar o banco de dados do sistema integrado de administração financeira do governo federal (Siafi). Além disso, ainda em 2009, Fabiano treinará outros 600 auditores.
As primeiras semanas depois do treinamento, diz Geraldo, serão importantes para corrigir velhos hábitos dos auditores. Eles ainda tentam encomendar relatórios para a TI. "Não vamos mais dar o peixe para o usuário."