quarta-feira, 29 de julho de 2009

>> concordata – I
Os canais ouvem as orientações da Nortel para os próximos dias...


Na semana passada, Marcelo Abreu leu as notícias de que a Nortel venderia a divisão de produtos para empresas. Na terça-feira, 21, ele ouviu dos executivos da Nortel da América Latina as orientações para os próximos 30 dias.
Marcelo é o diretor comercial da First Tech, uma revenda da Nortel, e participou da conferência telefônica junto com outras revendas da América Latina. Durante uma hora, os executivos da Nortel avisaram que é hora de ter cautela, pois assim os clientes recebem informações corretas; e disseram que é hora de manter os negócios como estão, pois a venda da divisão corporativa (que incluiu a divisão de produtos para o governo) ainda não foi aprovada.
Na segunda-feira, 20, o presidente da Nortel anunciou um processo pelo qual a Nortel deve vender, para a Avaya, os ativos e as ações da divisão corporativa, por US$ 475 milhões. Em junho, ele já tinha comunicado o processo para vender a divisão de CDMA e LTE para a Nokia Siemens, por US$ 650 milhões. Nos dois casos, conforme a legislação dos Estados Unidos, a Nortel tem o direito de pedir ao juiz uma espécie de leilão, no qual outras empresas podem apresentar alguma proposta melhor.

>> concordata – II

... e os clientes corporativos aceitam bem o novo dono.


Marcelo Abreu diz que, por enquanto, a vida na revenda continua igual — o anúncio é muito recente. "Tenho que tomar cuidado no curto prazo, porque temos propostas na rua, temos clientes comprando; e prestamos serviços para vários clientes."
Na terça-feira, depois da conferência telefônica, ele conversou com um cliente de equipamentos Nortel. O cliente gostou da notícia: já pensava em comprar equipamentos Avaya, pois só tinha equipamentos Nortel, e estava com medo de ficar na mão. No futuro, as duas opções podem virar uma coisa só.
A First Tech tem clientes antigos e grandes que usam os equipamentos da Nortel: esses clientes, diz Marcelo, continuam comprando para atualizar ou expandir a rede. Mudar de tecnologia sem uma análise criteriosa é arriscado, diz Marcelo aos clientes. No entanto, desde que a Nortel pediu concordata, em janeiro, Marcelo tem dificuldade para vender para novos clientes.