quarta-feira, 7 de outubro de 2009

>> gestão
O novo presidente da Sercomtel promete lucro em 2010


x Em maio de 2009, os acionistas da Sercomtel contrataram Fernando Lopes Kireeff. Sua missão: reestruturar a operadora. "Já faz cinco anos", diz Fernando, "que a empresa não é rentável." Barbosa Neto, prefeito de Londrina, sugeriu a mudança assim que assumiu o cargo em março de 2009; como a Sercomtel é da prefeitura, Barbosa Neto quer usar o lucro, ainda mais agora que a Sercomtel deve vender serviços em todo o Paraná.
x Logo que assumiu, Fernando Kireeff criou um grupo de gerentes para descobrir em que a Sercomtel pode economizar: eles estudam como aumentar a margem de lucro e reduzir os custos de cada serviço (telefonia fixa, móvel e banda larga), renegociam contratos com fornecedores, reveem processos. "Estamos mudando as relações internas da Sercomtel."
x Desde que começaram o estudo, eles já decidiram, por exemplo, interromper a venda de TV a cabo fora do Paraná. Além disso, descobriram alguns imóveis vazios, que colocaram à venda. "Até agora fizemos tudo sozinhos", diz Fernando, "mas vamos contratar uma consultoria para estabelecer a estratégia de precificação."
x Segundo Fernando, a Sercomtel vai assumir seu tamanho — pequeno. Assim, em vez de atrair os clientes por causa de ofertas com cada vez mais serviços juntos, por preço cada vez menor, a Sercomtel pretende ganhar clientes pela qualidade e pela rapidez. "Se o cliente quer falar direto com o presidente, ele fala." Como a Anatel está divulgando índices de qualidade de atendimento, diz Fernando, mais clientes devem trocar de operadora. Segundo os dados da Anatel, a Sercomtel alcança 100% de satisfação desde janeiro; Fernando quer usar a portabilidade para ganhar mais clientes.
x Faz cinco meses desde que Fernando assumiu o cargo e as reformas, e ele ainda não vê muitos resultados: o lucro líquido das operações (EBITDA) da Sercomtel ainda está 40% abaixo da média das outras operadoras. "O desafio de reestruturar a empresa", diz Fernando, "vai se estender até o final do ano que vem." Se a estratégia der certo, a Sercomtel deve dar lucro até dezembro de 2010.