quarta-feira, 7 de outubro de 2009

>> sistemas distribuídos
Falta ciência para achar informações relevantes na Internet


##Leonard Kleinrock, professor da Universidade da Califórnia, diz que a humanidade deve produzir muito conhecimento científico para tirar ainda mais proveito da Internet. Contudo, diz Kleinrock, muita gente consegue o título de doutor ao obter informações novas — mas sem produzir conhecimento novo.
##O jovem doutorando organiza experiências ou simulações de computador, tabula os resultados, faz gráficos — e ganha o título de doutor ao publicar os gráficos. Quando alguém pergunta: por que nesse ponto a curva ficou mais reta? Ou por que nesse ponto a curva ficou abaixo de zero? "O jovem cientista não sabe responder", diz Kleinrock. "Ele não deu o passo mais importante, que é explicar por que o sistema se comportou do jeito que se comportou.
##Em outras palavras, diz Kleinrock, é importante converter o que aconteceu em fórmulas matemáticas. Modelar, no jargão dos cientistas. Só depois de modelar as experiências e as simulações, o jovem cientista conseguirá aplicar o que descobriu a outros sistemas, em outros campos do conhecimento.
##Por exemplo: a humanidade ainda não sabe como funcionam os grandes sistemas distribuídos. É o que explica por que ela ainda não descobriu como achar informações relevantes na Internet: os coletores de informações (agentes de software ou spiders), a partir de certo número para cima, se comportam de modo imprevisível. "Por isso a busca inteligente de informações é um problema tão difícil de resolver.
##
TI&G — O que a Internet não é, apesar do que todos dizem?
Kleinrock — A Internet não é segura. Não incluímos nenhum mecanismo de restrição na Internet. Não incluímos nenhum mecanismo de autenticação do usuário — assim, se eu falasse com você, eu saberia que você é você, e você saberia que eu sou eu. Nós também não incluímos nenhum mecanismo de autenticação de arquivos. Não tem como saber se um documento foi alterado.
##A Internet, na sua arquitetura básica, não foi feita para ser controlada, nem para ser controlável. A abertura da Internet está embutida na arquitetura. Isso significa que restringir o uso da Internet, para dar mais segurança à Internet, é difícil.
##Não dá para resolver o anonimato na Internet, e o anonimato alimenta várias coisas negativas: pornografia, roubo de identidade, spam, falsificação, calúnia. O anonimato alimenta esse lado negro da Internet.
##Portanto, a Internet não deve ser usada por crianças, como se estivessem num parque de diversões.
##[Leia a entrevista completa na edição de setembro do Informática Hoje.]