quarta-feira, 9 de setembro de 2009

>> fórum ti & governo - municípios
Os gestores de TI das prefeituras sofrem com o abandono político


Começa hoje, 9, o Fórum TI & Governo — Municípios 2009, promovido pela Plano Editorial, em São Paulo. Participam 50 gestores de TI de prefeituras de todo o Brasil. Dos 50 gestores, 21 deles responderam a uma pesquisa organizada pela TI & Governo: 33% realizam projetos de infraestrutura de rede; 28% trocam computadores, servidores, máquina de armazenamento de dados; e 33% reorganizaram a área de TI. Dos problemas enfrentados em 2009: 33% reclamam da queda da arrecadação e 23% da desatualização da TI.
Desde 2008, quando houve eleições municipais, alguns prefeitos ainda não conseguiram dinheiro para investir em máquinas e técnicos de informática. "Os governos estão mais focados em promessas de campanha, como asfalto, saúde, segurança", diz um gestor de TI, "o que passa longe das ações de TI." Quando falta dinheiro para a TI, a prefeitura entra num círculo vicioso: o pessoal de TI não consegue fazer nenhum projeto importante, que ajude a prefeitura a arrecadar mais e a servir melhor, e então falta dinheiro para a TI. A crise econômica, dizem os 21 gestores, só piorou as coisas.
Alguns gestores, contudo, conseguiram dinheiro para investir em TI, e tiveram de chamar o pessoal de TI para reuniões em que explicaram o que uma área de TI deve fazer. O pessoal vivia há tempo demais de pequenos reparos, e se esqueceu dos aspectos estratégicos da área de TI. Esses gestores escreveram diretrizes novas, pelas quais a área de TI deve funcionar; o problema agora é implementar as diretrizes.
Durante o Fórum TI & Governo — Municípios 2009, os gestores terão a chance de ver uma palestra da IDC, um painel com três gestores de prefeituras (São Paulo, Rio de Janeiro e Santos) e de conversar com executivos de fornecedores de produtos e serviços de TI.