quarta-feira, 4 de novembro de 2009

>> gestão – I
A Procergs quita R$ 30 milhões em dívidas com fornecedores de TI...

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Em 2007 e 2008, Ademir Milton Piccoli ajudou o antigo presidente da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) a pagar dívidas de mais de R$ 30 milhões com fornecedores de TI. Por isso, quando assumiu a presidência em abril de 2009, com as contas pagas, seu desafio era outro: vender novos projetos de governo eletrônico e fazer a Procergs dar lucro. Ele encomendou uma pesquisa, com funcionários e clientes, para descobrir se a Procergs seria capaz de assumir projetos. O resultado foi desanimador: para a maioria, a Procergs demorava para responder às demandas e não entregava projetos inovadores. “Eu tinha que recuperar a credibilidade.”
xxSe funcionários e clientes enxergavam a Procergs assim, pensou Piccoli, o problema estava no atendimento. Depois de visitar empresas de TI de outros estados, como São Paulo, Piccoli pediu para Sérgio Dalanhol, diretor técnico, ajudá-lo a escrever um plano de ação; Sérgio já tinha gerenciado a equipe de atendimento a clientes e conhecia os problemas. “Os usuários”, diz Piccoli, “tinham que ficar entusiasmados com as mudanças.”

>> gestão – II
... e investe R$ 1,5 milhão para atender melhor os clientes.

xxO primeiro passo foi aumentar a verba para o marketing interno: Piccoli instalou TVs nos corredores para exibir entrevistas com os técnicos da Procergs, em que cada técnico explicava um projeto; a cada 15 dias, ele também promove um café da manhã com 30 técnicos para ouvir sugestões. “Agora todos são reconhecidos.”
xxEm paralelo, colocou os gerentes em cursos de gestão de projetos, Cobit e ITIL. Eles já implementam os processos de gestão de pedidos, de relacionamento com os clientes e de segurança da informação; eles se reúnem toda semana para avaliar o andamento de 32 projetos de TI mais importantes para o estado; e eles reduziram as despesas em 35%.
xxAté agora, Piccoli investiu R$ 1,5 milhão para mudar a Procergs e pretende investir mais em 2010: em 5 de novembro, divulgará um edital para contratar 28 funcionários. Para provar que deu certo, ele repete as pesquisas com funcionários e clientes. Os resultados melhoraram, mas Piccoli prefere avaliar o sucesso do plano enquanto anda pelos corredores. “Aprendi a levantar da cadeira para enxergar como está nossa imagem.”