quarta-feira, 18 de novembro de 2009

>> lousa eletrônica
A Dell tenta convencer o Estado de São Paulo a comprar kit sala de aula

xxRicardo Menezes, diretor da divisão de governo e educação da Dell, tenta convencer os clientes do governo a comprar os produtos de educação da Dell, “mas é difícil”. Agora, ele poderá mostrar como os produtos funcionam e como os alunos reagem.
xxA Dell criou o kit Sala de Aula Conectada e doou 32 kits para 26 escolas estaduais de Hortolândia — cidade onde mantém fábrica. Cada kit abastece 32 salas de aula com uma lousa eletrônica, um desktop, alto-falantes e conteúdo para as aulas de português e matemática, produzido por funcionários da USP. Com um piloto de um ano, Ricardo espera mostrar ao governo de São Paulo, e a outros governos, que os alunos aprendem melhor ao usar o kit. A Unesco medirá os resultados.
xxTécnicos da Unesco deram uma prova aos alunos da 5ª série fundamental e da 1ª série do ensino médio antes das aulas com a lousa eletrônica, em agosto. No final de novembro, farão outra prova; e em fevereiro, outra. Vão analisar não só as notas dos alunos, mas também a forma como se relacionam com os professores, com a família e com os colegas. Por enquanto, diz Ricardo, deu para perceber que os alunos inspiram outros membros da família a usar o computador e a Internet.
xxNo futuro, Ricardo também quer testar como os alunos se comportam com netbooks: em dezembro, a Dell começa a fabricar um modelo no Brasil, que continua funcionando mesmo depois de quedas e sacolejos, e que acende uma luz na tampa (virada para o professor) quando o aluno abandona o conteúdo da aula para navegar em outros conteúdos.
xxSegundo Ricardo, a Dell não calculou quanto o kit custa por aluno.