terça-feira, 13 de janeiro de 2009

>> conexão - II
... depois de seis anos esperando uma solução do governo federal.

O pessoal do Gesac instalou 100 pontos de acesso em todo o estado, mas, para Aristóbulo, foi uma decepção. Todos os circuitos foram instalados em unidades do exército ou universidades. “Nesses lugares, só entram cidadãos-soldados e cidadãos-alunos”, diz Aristóbulo. “O cidadão-cidadão raramente entra, então não tem acesso.”
Na metade de 2008, o governo do estado cansou de esperar pelo Gesac e começou seu próprio projeto. O projeto previa levar o acesso à Internet a todos os 61 municípios do Amazonas. Antes de abrir uma licitação, o governo fez um projeto-piloto em quatro municípios para saber que dificuldades enfrentaria. A licitação saiu em setembro; foi vencida pela Hughes.
Aristóbulo coordena a equipe de instalação, que começou a trabalhar no dia 1º de novembro de 2008. O sinal chega por satélite e é retransmitido por meio de rádios WiMAX. Os primeiros quatro municípios (Manacapuru, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga) devem ficar prontos ainda este mês. Aristóbulo quer terminar a implementação em todos os municípios em janeiro de 2010. Cada município vai ter sua rede sem-fio, com todos os órgãos públicos conectados, e um telecentro, com dez computadores e um ponto de acesso sem-fio. Os quatro municípios do projeto piloto já têm essa infra-estrutura. Antes do projeto, eles não tinham nem um provedor de Internet. Hoje, os habitantes reclamam se o circuito cai. Para Aristóbulo, eles se desacostumaram do isolamento.