quarta-feira, 22 de abril de 2009

>> fórum ti & utilities - I
A Companhia Energética de Brasília instala GPS nos PDAs


Em outubro de 2008, os diretores da Companhia Energética de Brasília (CEB) avisaram Agustinho Rosa, superintendente de informática, que precisavam registrar as coordenadas geográficas de todos os clientes. É uma exigência da Aneel, cujo prazo termina em dezembro. O custo para levantar os dados era alto: os técnicos da CEB precisavam levar um GPS até os 802 mil clientes e anotar as coordenadas em papel, para depois inserir os dados no sistema.
Todo mês, técnicos de uma empresa terceirizada de serviços (a Tellus) verificam os medidores dos clientes e registram os dados no sistema da CEB através do PDA. Assim, eles mantêm os sistemas de clientes e de faturamento da CEB sempre atualizados. Se eles pudessem usar o mesmo PDA para inserir as coordenadas, a CEB gastaria menos para cumprir a exigência da Aneel.
Depois de estudar o assunto, Agustinho e o pessoal da Tellus chegaram a um acordo: é possível. Em novembro de 2008, a equipe de TI da CEB instalou placas de GPS e adaptou o sistema dos PDAs de seis técnicos da Tellus. Eles testaram o sistema durante três meses na cidade de Guará, cidade-satélite de Brasília. Durante o piloto, os técnicos registraram as coordenadas geográficas de quase todos os clientes de Guará (cerca de 20 mil). Quase todos, porque, "dependendo de onde está o medidor do cliente", diz Agustinho, "o sinal do GPS some." É o que acontece em prédios onde o medidor fica no subsolo. Para resolver o problema, os técnicos da CEB desenvolvem um algoritmo para calcular a coordenada geográfica do medidor, levando em conta a última coordenada antes de perder o sinal do GPS.
A equipe de TI terminou o piloto em março de 2009 e, enquanto melhora o sistema, Agustinho negocia com a diretoria da CEB e com a Tellus o melhor jeito de instalar GPS em mais 220 PDAs. No futuro, diz Agustinho, a CEB conseguirá acompanhar o trajeto do pessoal da Tellus em tempo real. Conseguirá planejar rotas mais eficientes. "Se o técnico sair do roteiro programado", diz Agustinho, "temos como confrontá-lo." Agustinho planeja comprar o novo sistema até setembro.

>> fórum ti & utilities – II

Como foi o evento


Entre 26 e 29 de março, um grupo de 35 executivos que administram a informática nas concessionárias de serviços públicos viajou para a praia de Guarajuba, na Bahia, para participar do Fórum TI & Utilities 2009, organizado pela Plano Editorial.
Os executivos conversaram sobre os desafios de informática e gestão nas concessionárias de serviços públicos; assistiram a um painel de debates com os gestores de TI da Companhia de Gás do Estado do Mato Grosso do Sul (MSGás), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Além disso, se reuniram com diversos fornecedores de TI: Bearing Point, Eagle’s Flight, Elucid, Furukawa/Lantele, IBM, IFS, Logica, Oracle Utilities, Politec, Polycom, SAS e SAP/Finity.