quarta-feira, 25 de março de 2009

>> barômetro
Em 2008, o número de acessos de banda larga cresceu 45,9%.


Em dezembro de 2008, os clientes das operadoras fixas, celulares e de TV a cabo já tinham alugado 11,8 milhões de conexões de banda larga à Internet; o número é 17,7% maior que o apurado pela IDC Brasil seis meses antes, em junho de 2008. Quando divulgou os números do barômetro, em junho, a Cisco previu 15 milhões de conexões de banda larga em 2010. Ficou mais fácil do que a Cisco pensava, diz Rodrigo Abreu, presidente da Cisco do Brasil. "Só faltam pouco mais de 3 milhões."
Comparando os números de 2008 com 2007: acessos fixos de banda larga cresceram 31,2%; acessos de banda larga fixos e móveis cresceram 45,9%.
No entanto, para aumentar o número de conexões de banda larga em 2009, as operadoras fixas e empresas de cabo precisarão trabalhar mais para cobrar menos. Por causa da crise, diz Mauro Peres, diretor-geral da IDC Brasil, os usuários devem comprar 20% menos computadores; desde 2007, a banda larga cresce com os computadores. "No último trimestre de 2008", diz Mauro, "algumas operadoras não cresceram tanto quanto nos outros trimestres." Ao conversar com executivos de operadoras e empresas de cabo, Mauro percebe que eles trabalham para ganhar clientes. Em janeiro de 2008, uma conexão ADSL de 20 Mbps custava R$ 487,50, mas agora custa R$ 286,40.
Para as operadoras celulares, no entanto, dobrar o número de conexões com modems 3G em 2009 será mais fácil: até junho de 2008, os clientes haviam assinado 1,3 milhão de conexões de banda larga à Internet; em dezembro de 2008, haviam assinado quase 2 milhões de conexões. "Muitas pessoas", diz Mauro, "procuram a banda larga móvel como segunda opção, ou para acessar a Internet onde o ADSL e o cabo não chegam." Além disso, as operadoras celulares precisam expandir a rede para cumprir as metas impostas pela Anatel no leilão das frequências de 3G: até abril de 2009, a rede 3G deve cobrir metade da área urbana das cidades com mais de 500 mil habitantes e, até abril de 2010, 100%. "Nossa meta de chegar a 15 milhões de conexões em 2010", diz Rodrigo Abreu, "terá que ser revisada."