quarta-feira, 25 de março de 2009

>> virtualização - I
Para evitar que os clientes isolem alguns produtos, a EMC...

A EMC vendeu muitas Symmetrix no Brasil — a Symmetrix é a maior e melhor máquina da EMC para armazenar dados. Agora, Rodrigo Gazzaneo, executivo da EMC, precisa convencer os clientes a não isolar a Symmetrix dentro do CPD. Ele tem feito cursos para se preparar, e tem viajado bastante.
Bancos, operadoras de telecomunicações e órgãos de governo compraram máquinas de armazenagem de vários fabricantes, inclusive máquinas Symmetrix. Agora, vários desses clientes querem pegar todas as máquinas de armazenagem, de todos os tamanhos, de todos os fabricantes, e deixá-las debaixo de um sistema único de controle, por meio de aplicativos de virtualização. Com a armazenagem virtualizada, o cliente move discos virtuais de uma máquina para outra facilmente. É o primeiro passo para, mais tarde, comprar umas poucas máquinas maiores e melhores, e substituir as máquinas velhas pelas máquinas melhores, sem modificar os servidores e os aplicativos, que vão se relacionar com versões virtuais das máquinas antigas.
Mas bancos, operadoras de telecomunicações e órgãos de governo compraram máquinas Symmetrix para serviços de alto desempenho. Se um sistema de discos precisa responder velozmente aos servidores, o cliente não pode encher demais o disco. (Quanto mais cheio, mais lentamente o disco responde aos servidores, pois ele leva mais tempo para localizar e buscar o dado.) Existem sistemas em que o cliente, na busca por desempenho excepcional, só enche 7% de cada disco.
Nesses casos, o cliente se sentirá tentado a raciocinar assim: eu não posso incluir a máquina Symmetrix na consolidação, pois isso encheria mais os discos, e eles ficariam mais lentos, e eu não posso deixá-los lentos. Logo, vou virtualizar e consolidar os outros sistemas de armazenagem. O principal fabricante dos outros sistemas é o fabricante X. Então vou usar o método e os aplicativos de virtualização sugeridos pelo fabricante X.
Se o cliente agir assim, no futuro ele talvez compre mais máquinas do fabricante X. É o que Rodrigo Gazzaneo e seu time querem evitar.

>> virtualização - II
... lança máquinas de armazenagem com discos de estado sólido.

Em poucas semanas, diz Rodrigo, a EMC passa a vender no Brasil as máquinas Symmetrix com discos de estado sólido — ou unidades de memória flash que se comportam como se fossem discos. (A sigla em inglês é SSD.) Um único disco SSD substitui 30 discos dos bons, de 15 mil rotações por minuto. Se o cliente montar um sistema de 1 terabyte com discos SSD, vai gastar 38% da energia requerida por um sistema equivalente com discos bons. Uma Symmetrix com discos SSD consegue entregar uma informação a um servidor em 1 milissegundo — contra 10 milissegundos dos discos bons. Com discos SSD, uma processadora de cartões de crédito realiza seis operações antifraude no mesmo tempo em que antes realizava só uma.
Rodrigo visita clientes para dizer: caso você use uma Symmetrics com discos SSD, conseguirá incluir a Symmetrics na consolidação sem pôr em risco o desempenho dos serviços críticos, pois você pode encher os discos SSD sem prejudicar o desempenho da armazenagem. Caso o cliente se convença, usará o método e os aplicativos de virtualização sugeridos pela EMC e, no futuro, a EMC consegue substituir os outros sistemas, inclusive o do fabricante X.
E se o cliente se convencer, diz Rodrigo, logo poderá usar outra novidade: a virtualização de computadores de mesa. Rodrigo está fazendo cursos sobre o assunto. Com máquinas e aplicativos da EMC, uma operadora de call center, por exemplo, instala 100 novas estações de trabalho e, com um comando, diz ao sistema de virtualização: essas 100 estações devem ser iguais à estação tal. As 100 estações funcionarão exatamente como a estação tal em poucos minutos.