quarta-feira, 25 de março de 2009

>> inovação - I
O Governo de São Paulo busca colaboração...


Desde 2004, Roberto Meize Agune diz que o governo de São Paulo deve adotar uma política de gestão do conhecimento. Os funcionários públicos poderiam usar as ferramentas da Internet, como blogs e portais de relacionamento, para trocar informações e disseminar boas práticas de gestão. Mas só em janeiro de 2009 o governador José Serra assinou um decreto estimulando o uso dessas ferramentas.
Num governo como o de São Paulo certamente existem pessoas, em algum lugar, fazendo coisas interessantes. Mas, com 700 mil funcionários públicos, fica difícil saber. "Os funcionários têm conhecimento e produzem conhecimento", diz Agune. Com sistemas de gestão do conhecimento, o funcionário divulga o que sabe e, como consequência, o governo se aproxima mais de seu público-alvo.

>> inovação - II

... e incentiva o uso de blogs, wikis e redes sociais...



Agune e o Grupo de Apoio Técnico à Inovação (criado pela Secretaria de Gestão Pública em 2007) pensaram em disseminar o conhecimento usando as ferramentas de Internet disponíveis, como portais de relacionamento, blogs, wikis, podcasts, SMS. O presidente Barack Obama, o Papa e até a rainha da Inglaterra, diz Agune, já usaram o YouTube para falar à população. "A sociedade se comunica pela Internet com essas ferramentas. Se o governo não se preparar, ele vai ficar isolado." A idade média dos servidores públicos é de 50 anos. Eles não sabem usar essas ferramentas, diz Agune, e só vão aprender se começarem agora.
Agune sabe que os executivos a serviço da iniciativa privada tomam vários cuidados antes de permitir o uso de blogs e portais de relacionamento. Escrever em blogs e ver vídeos no YouTube quase nunca tornam a empresa mais produtiva. Grande parte das empresas bloqueia o acesso a serviços assim.
De qualquer modo, Agune acha que os portais de relacionamento devem deixar o governo mais eficiente. "Os funcionários públicos não farão blogs para se divertir, mas para se expressar, para prestar um serviço." É uma mudança cultural.

>> inovação - III
... mas ainda precisa mudar a imagem negativa dessas ferramentas.


Em 2004, enquanto ainda trabalhava na Casa Civil, Agune conseguiu acrescentar um módulo de gestão do conhecimento num curso de desenvolvimento social dado para os chefes do governo. Desde 2004, cerca de 10 mil pessoas foram treinadas nesse curso: todos elogiaram o módulo de gestão do conhecimento.
Em outubro de 2007, Agune entrou para o Grupo de Apoio Técnico à Inovação (GATI) e, durante 2008, ele e o grupo estudaram metodologias, parâmetros e tecnologias para melhorar a gestão pública. Em 21 de janeiro de 2009, José Serra assinou o decreto 53.963, que estabelece normas e diretrizes para que os órgãos estaduais tenham um programa de gestão do conhecimento e da inovação, usando ferramentas de colaboração e a Internet. "O decreto dá suporte legal às nossas atividades."
Agora, Agune e a equipe do GATI pensam em ações e seminários para divulgar a gestão do conhecimento. O grupo já criou blogs, gravou vídeos e escreveu textos ensinando como se monta um blog ou uma wiki. "Gradativamente, os blogs e o YouTube estão sendo liberados nas empresas, pois a sociedade está se comunicando assim."