quarta-feira, 8 de abril de 2009

>> fórum ti & utilities – I
Enquanto a Embasa testa um sistema de informações geográficas para celular...


Quando os técnicos de campo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) verificam o consumo de água, aproveitam para atualizar o cadastro de clientes e da rede de água e esgoto. Eles preenchem um formulário com nome, endereço e telefone do cliente, e o entregam na Embasa; alguém do escritório verifica se as informações cadastradas no sistema estão corretas. Os técnicos, diz Denise Britto, gerente de TI da Embasa, usam as informações dos formulários para atualizar o sistema de informações geográficas (GIS). "É demorado verificar o cadastro porque as informações estão em papel."
Atualizar o cadastro de clientes e da rede é uma das tarefas mais importantes na Embasa, afinal todos os usuários — dos diretores até os atendentes do call center — consultam informações no GIS pela intranet, a todo momento. No entanto, atualizar a localização da rede e dos clientes no mapa custa caro. "Os dados cadastrados no sistema", diz Denise, "mudam diariamente."
Denise e equipe desenvolveram a versão do GIS para a intranet, baseada em software livre, em 2005. Em 2008, eles resolveram desenvolver uma versão do sistema para celulares do tipo smartphone, assim poderiam distribuir os celulares para os técnicos de campo junto com um aparelho de GPS. Ao fazer a leitura do medidor dos clientes, os técnicos cadastrariam os dados do cliente e sua localização geográfica no smartphone: quando chegasse no escritório, o técnico só precisaria descarregar os dados para atualizar o mapa do GIS.
Dois técnicos da TI da Embasa passaram três meses desenvolvendo o sistema — eles terminaram o primeiro protótipo no início de março. Dois técnicos de campo ganharam um smartphone para testar o sistema, enquanto verificam o consumo dos clientes de Pirajá, um bairro de Salvador (BA). Às vezes, Helder Aragão, supervisor de geoprocessamento, ouve reclamações sobre alguma função; aí ele corrige o sistema. "O sistema será testado até maio."
Até agora, diz Denise, o projeto não custou nada além dos três meses do trabalho de duas pessoas. Para dar o sistema a todos os técnicos de campo, ela quer comprar mais smartphones até maio. Mas ela ainda verifica quantos técnicos precisam usar o sistema e quanto ela poderá gastar. Depois, precisará convencer os diretores de que os técnicos de campo se tornarão mais eficientes — e só depois escreverá o edital de licitação.

>> fórum ti & utilities – II

... a PBGás tenta convencer outras utilities da Paraíba a compartilhar mapas.


Em novembro de 2008, Júlio César Gomes Chaves, assessor de processos e sistemas da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), decidiu implementar um sistema de informações geográficas (GIS). Depois de conversar com outros CIOs já experientes, Júlio descobriu que, para confiar nas informações do GIS, é preciso atualizar o mapa da cidade todo ano. Para isso, o gestor de TI precisa contratar uma empresa que fotografe a região, por avião ou por satélite. Em ambos os casos, custa caro. "Não temos dinheiro para gastar com isso todo ano."
Em janeiro de 2009, Júlio e equipe começaram a analisar um GIS baseado em software livre; ele viajou para conhecer os sistemas da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) e da Transpetro (RJ). No voo de volta para a Paraíba, Júlio encontrou um colega da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que reclamava do custo para atualizar os mapas do sistema de informações geográficas. Júlio sugeriu ao colega: "Porque você não faz um acordo para dividir os mapas com uma outra empresa do seu estado?" Só então ele percebeu que ele próprio não tinha pensado nisso antes.
De volta à Paraíba, Júlio traçou uma estratégia para pôr a ideia em prática: como a PBGás não concorre com nenhuma das outras utilities do estado, poderiam compartilhar os mapas. "Não ficaria pesado para ninguém."
No início de março, Júlio procurou o gestor de TI da Energisa Paraíba para propor a parceria. "Ele achou a ideia interessante", diz Júlio. Agora, Júlio espera um novo contato do gestor de TI da Energisa para apresentar sua proposta aos diretores da empresa. Além disso, durante o Fórum TI & Utilities 2009, Júlio conversou com Carlos Pinto de Morais, gerente de TI da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que também se interessou. "Agora é só esperar", diz Júlio, "para ver se eles levarão a ideia adiante."

>> fórum ti & utilities – III

Como foi o evento.


Entre 26 e 29 de março, um grupo de 35 executivos que administram a informática nas concessionárias de serviços públicos viajaram para a praia de Guarajuba, na Bahia, para participar do Fórum TI & Utilities 2009, organizado pela Plano Editorial.
Os executivos conversaram sobre os desafios de informática e gestão nas concessionárias de serviços públicos; assistiram aos painéis dos gestores de TI da Companhia de Gás do Estado do Mato Grosso do Sul (MSGás), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia Energética de São Paulo (Cesp). Além disso, se reuniram com diversos fornecedores de TI: Bearing Point, Eagle’s Flight, Elucid, Furukawa/Lantele, IBM, IFS, Lógica, Oracle Utilities, Politec, Polycom, SAS e SAP/Finity.