quarta-feira, 17 de junho de 2009

>> estados
A Abep prepara o planejamento estratégico


Joaquim Costa Júnior contratou dois consultores para escrever um planejamento estratégico para a Abep, a associação que reúne representantes das empresas estaduais de TI. Ele prometia um novo planejamento à Abep desde que assumiu a presidência, em 6 março.
Na última semana de maio, 30 dirigentes da Abep e seus dois consultores viajaram para Foz do Iguaçu. Durante “dois dias muito intensos”, diz Joaquim, eles discutiram qual deveria ser o papel da Abep e quais deveriam ser os objetivos estratégicos. No fim, definiram quatro objetivos.
Eles querem maior integração entre as empresas associadas, principalmente entre os gerentes de TI, pois são eles que fazem as tarefas do dia a dia. “Às vezes um técnico daqui está com uma dúvida num projeto e ele poderia conversar com um técnico de lá para resolver o problema.” Eles também querem que a Abep converse mais com órgãos de outras esferas do governo, como o governo federal e o judiciário. “Os estados precisam falar com o poder judiciário, integrar os sistemas das cadeias, das polícias.” Num outro objetivo, eles querem melhorar a comunicação da Abep, para ela ser “conhecida e reconhecida” como uma entidade importante. E, por último, querem que a Abep tenha dinheiro para tocar seus próprios projetos.
Agora, os consultores consolidam as ideias e as sugestões dos dirigentes num documento, que Joaquim apresentará na próxima reunião de conselho da Abep, em agosto.
Contudo, a próxima eleição da Abep acontece em março de 2010. Joaquim terá tempo para cumprir alguma coisa do planejamento? “Alguma coisa vai dar para fazer.”