quarta-feira, 17 de junho de 2009

>> jeitinho na telefonia – I
A Secretaria de Defesa Social de Minas gastava muito com a telefonia...


Sérgio Aguilar Silva trabalhou 22 anos em operadoras de telecomunicações; trabalhou na Oi, na TIM, na Telemig fixa e celular. Em 2006, ele foi trabalhar no governo pela primeira vez; foi para a Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais para melhorar a infraestrutura de telecom. Mas, quando chegou, viu que os assuntos de telecom eram tratados pela área de serviços gerais e transporte; ninguém controlava os gastos com telefonia, nem os serviços prestados; ninguém sabia ao certo quantos ramais a secretaria mantinha, pois toda vez que a secretaria assumia um novo presídio, alguém fazia uma nova licitação para contratar uma operadora.
A secretaria de segurança administra 85 presídios, 15 instituições para menores e mais 15 unidades de prevenção ao crime (uma espécie de telecentro). Em 2009, vai assumir mais 27 presídios e mais quatro instituições para menores. Quando Sérgio entrou, foi atrás das informações e calculou que, em 2006, a secretaria gastava R$ 1.819.603,54 por ano com telefonia. Ele estipulou a meta de gastar ao ano R$ 205 mil.

>> jeitinho na telefonia – II

... então o diretor de TI instalou placas extras na central telefônica...


Sérgio, a princípio, aderiu a uma ata de registro de preços de telefonia feita pelo governo de Minas Gerais para interligar os 856 municípios do estado. Em paralelo, preparou o edital da própria secretaria de segurança. No primeiro semestre de 2007, ele licitou a telefonia e conseguiu contratar a assinatura por R$ 3,16; as ligações de celular para fixo por R$ 0,05 o minuto, de celular para celular da mesma operadora por R$ 0,07 o minuto, e de celular para celular de outra operadora por R$ 0,11 o minuto. A partir disso, ele estabeleceu regras de uso de telefonia para os usuários; definiu quem podia fazer interurbano, quem podia gastar quanto, quem podia ligar para quem. Depois, foi cuidar da central telefônica.
A secretaria não tinha uma central telefônica própria, pois todas as ligações passavam pela operadora. Sérgio descobriu uma ata de registro de preços feita pela Secretaria de Planejamento de Minas Gerais. A ata oferecia vários modelos de centrais por vários preços, então ele contratou uma de 30 ramais por R$ 360,00 por mês. A central fica no primeiro andar do prédio da Secretaria de Segurança, no centro de Belo Horizonte. Logo Sérgio percebeu que poderia instalar mais placas na mesma central (havia espaço sobrando); ele comprou as placas, instalou tudo ele mesmo e ficou com 500 ramais.
Mas Sérgio não quer aborrecer o fabricante da central. Toda vez que aparece um técnico do fabricante para dar manutenção, Sérgio retira as placas extras. “Teve mês em que o técnico apareceu três vezes para visitar a central.” Quando ele retira as placas extras, os funcionários da secretaria falam ao telefone normalmente, pois as ligações saem por uma interface celular.
Depois que contratou o serviço de telefonia celular, Sérgio também conectou placas de celular na central. Então toda ligação com prefixo 7, 8 ou 9 sai como sendo de celular para celular.
Em 2007, a secretaria já gastou menos com telefonia: R$ 1.430.392,62.

>> jeitinho na telefonia – III
... e instalou VoIP em 24 lugares: já reduziu o gasto anual em 83%.


No final de 2007, Sérgio começou a instalar voz via IP. Instalou em 20 unidades e em quatro órgãos do governo: no gabinete do vice-governador, no departamento de obras públicas, no instituto de previdência e na secretaria de saúde. Os funcionários da secretaria de segurança ligam de graça para essas outras secretarias.
Em 2008, a Secretaria de Planejamento de Minas fez outra ata de registro de preços, dessa vez para contratar telefonia celular. Na disputa do pregão, a operadora de telefonia ofereceu o serviço de graça. Sérgio aderiu à ata e deixou de pagar as ligações de celular dentro do estado e nas capitais. O problema é que ele pediu mil números de celulares, e a Secretaria de Planejamento só deu 500. “Como este ano assumimos mais 27 unidades, vamos precisar de mais telefones.”
De janeiro a outubro de 2008, a secretaria gastou com telefonia R$ 305.096,67.
Sérgio ainda espera conseguir mais telefones celulares da Secretaria de Planejamento, e continua a instalação de VoIP. Dentro de Minas, ele quer os funcionários da secretaria falando de graça.